definição de mercado de trabalho e suas características - Capede - header

Definição de Mercado de Trabalho e suas Características – Conheça o Mercado de Trabalho.

Todas as formas de trabalho existentes são englobadas quando falamos em mercado de trabalho, não existe uma definição de mercado de trabalho única e exclusiva, na verdade, este assunto é bem amplo.

O trabalho pode ser tanto manual quanto intelectual e é vendido pelas pessoas em troca de um salário ou qualquer outra forma de recompensa que venha a satisfazer esta.

Para começarmos a entender sobre a definição de mercado de trabalho e suas características, vamos entender separadamente e analisar alguns pontos que fazem parte deste assunto. Veja a seguir o que você aprenderá hoje aqui:

Então, curtiu o que você vai conhecer e aprender hoje aqui? Se curtiu nos ajude a alcançar ainda mais pessoas com este material, compartilhando ele em suas redes sociais, basta clicar nos botões do topo ou no rodapé de sua tela.

Definição de Mercado de Trabalho e suas Características

Podemos dizer que basicamente a composição do mercado de trabalho é feita através da relação existente entre uma oferta de trabalho e a procura por esta oferta.

Imagine uma empresa de cursos, como por exemplo o Capede, quando ocorre o lançamento de novos cursos, o Capede precisa de instrutores capacitados para auxiliar os alunos nestes, e consequentemente instrutores podem estar no mercado a procura de vagas para realizarem seu trabalho.

Neste momento há uma relação entre oferta e procura, tudo isto em funcionamento, em todas as áreas do mercado e em todos os setores de trabalho, formam o que denominamos Mercado de Trabalho.

A mediação desta relação está na negociação que ocorre entre preços e quantidades a serem transacionadas. Para que você entenda melhor, voltamos ao exemplo anterior dos cursos do Capede, imagine por exemplo que o instrutor se candidata a uma vaga, este fornece o preço de sua hora de trabalho e a escola precisa solicitar o número de horas que precisará.

No exemplo acima, ocorre uma transação de quantidade de horas e valores a serem acertados.

O mercado de trabalho começou a ser mais competitivo no momento em que passou-se a ter mais procuras por melhores salários e mais reconhecimento. As vagas de trabalho não são somente disputadas por candidatos que cumprem seus pré-requisitos, mas hoje também são disputadas por profissionais que possuem um diferencial, como uma capacitação a mais, uma formação em determinada área, etc.

Você pode saber mais sobre a história do mercado de trabalho na Wikipédia.

Mercado de trabalho da atualidade

Hoje vivemos na era da informação – denominada por alguns estudiosos como era da substituição do trabalho manual por máquinas (robôs) – e na realidade é o que cada vez mais tem acontecido.

Isto não necessariamente simbolize um desemprego em massa, mas sim a necessidade dos profissionais estarem atentos e buscarem se capacitar para as novas profissões que estão surgindo.

Em virtude deste maior acesso à informação, cada vez mais o estudo e a capacitação está ao nosso alcance, e desta forma buscamos por vagas de trabalho que estejam relacionadas ao que estamos capacitados ou formados.

Vale lembrar também que, hoje em dia embora tenhamos mais acesso ao estudo, isto não é uma garantia de que você terá uma permanência em um emprego. Como falamos anteriormente, profissionais hoje estão buscando – e precisam – cada vez mais um diferencial.

O seu esforço e a sua dedicação são de grande valor no mercado atual, as empresas cada vez mais carecem por geração de lucro, produtividade e inovação, portanto esteja preparado para trabalhar também sob pressão.

Lei da oferta e da procura

Já falamos um pouco sobre ela anteriormente, mas vamos aqui exemplificar um pouco mais este assunto. Basicamente, está uma das principais – senão a principal – característica das relações econômicas.

Vamos imaginar aqui a venda de um produto, se você tem uma procura estável por determinado produto ou serviço, e a oferta por este é grande, automaticamente que o preço será menor, uma vez que a concorrência tende a baixar o preço para se manter na disputa.

O contrário também acontece, quando temos uma alta procura por determinado produto ou serviço, e este possui pouca oferta, os preços tendem a serem mais elevados.

Assim ocorre também no mercado de trabalho, e pode acontecer aqui também um evento que chamamos de saturação de mercado.

Imagine que temos uma formação em excesso de profissionais para uma determinada área, mas o mercado de trabalho não possui tantas vagas assim para estes profissionais. E o contrário também acontece, quando não há procura por uma vaga, ou seja, não tem profissionais mas sobram vagas.

Setores do mercado de trabalho

O mercado de trabalho é dividido basicamente em três (3) setores:

  • Setor primário: é onde se encontra a extração da matéria-prima, o setor que trabalha diretamente com esta, como a agricultura, pecuária, etc.
  • Setor secundário: este setor trabalha com a modificação da matéria-prima, principalmente para a criação de objetos à partir desta, como por exemplo as indústrias, a construção civil, entre outros.
  • Setor terciário: neste setor encontra-se a maior parte do trabalho intelectual, é um setor interpessoal. O foco principal aqui está nas pessoas, é onde encontramos a maior parte das prestações de serviço.

Muito embora sejam três setores distintos, há uma relação em comum entre eles. Imagine que uma matéria-prima do setor primário é utilizada para a fabricação de algum objeto no setor secundário, que posteriormente será comercializado no setor terciário.

Conclusão

Após esta série de tópicos hoje aqui abordados, sobre a definição de mercado de trabalho e suas características, você caro leitor já compreende agora melhor este assunto.

O Capede está apenas começando a levar conteúdo de qualidade até você, aqui em nosso blog exploraremos ainda muito mais sobre o mercado, para manter você sempre informado e atualizado.

Se você gostou do artigo de hoje não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos clicando nos botões presentes no início ou no final de nossa página.

Desejamos a você muito sucesso, um abraço e até a próxima!

 

 

___________________________________________________________________________________________________________________

Este artigo foi desenvolvido por:

___________________________________________________________________________________________________________________

 

fonte(s):

https://www.infoescola.com/economia/mercado-de-trabalho/

http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/viewFile/4196/3141

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumao-conceitos-de-mercado-de-trabalho/

https://www.trabalhosgratuitos.com/Humanas/Marketing/Mercado-De-Trabalho-120512.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *